Grupo Cristal

Em 1987, juvenis e adolescentes, da classe da Escola Sabatina da Igreja Adventista do Sétimo Dia de Moema, foram convidados pela Profa. Doralice Ruffo para cantar duas músicas em homenagem às mães. Em 11 de abril de 1987 nascia o Grupo Cristal, dia do primeiro ensaio para essa programação, dirigido pela Andrea Zorub Pasquini (Nery). A mãe da Andrea, Tutu Zorub (diretora do Cristal até 2000), filha do Pr. Emmanuel Zorub, e Robin Lina Zorub (pianista e também diretora até 1991), assumiram a liderança do grupo. Nesta época, a razão maior para a existência do grupo foi unir os jovens da igreja e também trazer jovens para ela através da música e, principalmente, da amizade. A partir de 2000, o grupo teve a colaboração de outras pessoas na direção tanto geral (Frederick Gusmão) como musical (Felix Jr. e Regiane Käfler).

Em todos esses anos, o grupo contou com a participação de jovens pertencentes a várias igrejas adventistas, que colaboraram com seu talento na missão de levar mensagens de conforto, esperança e paz e mostrar a outros jovens e suas famílias um estilo de vida mais saudável e feliz, sem vícios e sem depressão. Os jovens que compõem este grupo, apesar de manterem seus afazeres diários, como faculdade ou trabalho, optaram por reservar um período de sua vida para, através da música, proclamar a mensagem maravilhosa existente na palavra de Deus. Inclusive, uma característica marcante no grupo é que a maioria das músicas que apresentam são composições dos próprios integrantes. Fazem isto porque, conscientes do dom que Deus lhes deu, acreditam que dessa forma vão contribuir muito para que seus amigos também conheçam o Amigo Jesus.

O trabalho do GRUPO CRISTAL consiste em apresentações musicais realizadas em: igrejas adventistas e de outras denominações, participando das mais diversas ocasiões como cultos, semanas de oração, congressos de jovens, batismos, casamentos entre outras, bem como em teatros e outros espaços reservados para eventos evangélicos/ecumênicos ou simplesmente musicais (Culto de Ação de Graças do Wal-Mart, Evento de Natal dentro do Wal-Mart, Carrefour, Culto de Ação de Graças da empresa Comtesse, Vernissage, etc).

Paralelamente, o grupo desenvolve uma atividade muito importante, gratificante e de resultados mais imediatos: um trabalho social de amparo a entidades carentes da sociedade paulista. Ao longo desses anos, foram feitas doações de alimentos, produtos de limpeza, de higiene pessoal, remédios e muitos outros, nos lugares em que o grupo realiza as apresentações. Além de entregar todo esse material àquelas entidades, o grupo também se envolve com pessoas carentes para satisfazer tanto suas necessidades físicas como espirituais e emocionais. Em 2009, tanto na véspera do dias das mães, como no mês de dezembro, o grupo cantou em todas as alas do Hospital Santa Helena e em 10 de maio numa clínica para recuperação de dependentes químicos em Embú/SP.

Em dezembro de 2004, o GRUPO CRISTAL participou do encerramento programa REVIVE da ADSAT, com transmissão “ao vivo”, realizado na IASD de Moema. Em julho de 2005, o GRUPO CRISTAL participou da 58ª. Assembléia Geral em St. Louis, cantando no início da programação da noite do dia 08 (6ª.feira) no estádio (Big Stage) para milhares de irmãos adventistas do mundo todo. Em seguida, realizou uma turnê por Maryland e New York, apresentando-se em igrejas adventistas (BR1, 2 e 3 – Maryland e Igreja do Queens em NY), bem como no Escritório da Conferência Geral no culto matinal do dia 11/07.

O Grupo, que já tem 4 CDs e 2 DVDs gravados, e mesmo depois de todos esses anos, mantém a mesma vitalidade do início e se revigora constantemente ao ver que a semente que eles têm plantado se transforma em belíssimos frutos. E assim, o fôlego se renova para muitos anos mais de trabalho no sagrado e desafiador ministério da música.